domingo, 28 de Abril de 2024  10:48
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
01-08-2005

Curso de Educação e Formação de Adultos


Mogofores

O Centro Social Maria Auxiliadora de Mogofores vai iniciar, em meados de Setembro, um curso de Geriatria ao qual se candidatou em Outubro de 2004. Este curso (com Certificação Profissional e Equivalência Escolar ao nível do 9º ano) - com componentes teórica e prática - está inserido no âmbito da formação co-financiada pelo POEFDS e deverá decorrer num espaço cedido pela ADABEM.

“Apoiar a inserção sócio-cultural e profissional”

Com uma duração de 19 meses (termina em Março de 2007) o referido curso, a realizar de segunda a sexta-feira, em horário laboral, tem por finalidades proporcionar uma oferta integrada de educação e formação, destinada a pessoas com baixas qualificações escolares e profissionais; contribuindo ainda para a diminuição do défice de qualificações da população abrangida pelo presente projecto, potenciando as suas condições de empregabilidade.

A JB Isabel Costa, directora-técnica do Centro Social de Mogofores, avançou ainda que o curso visa ainda “apoiar a inserção sócio-cultural e profissional dos destinatários; contribuir para a elaboração de projectos de vida, promovendo uma melhoria generalizada da sua qualidade de vida e, ao mesmo tempo quebrar o ciclo de dependência institucional”.

Com capacidade para 19 formandos (homens/mulheres com idade igual ou superior a 18 anos), especialmente desempregados de longa duração, com habilitações escolares iguais ou superiores ao 4º ano e inferiores ao 6º ano e em situação de desfavorecimento social e/ou económico, o curso integra ainda um estágio prático profissional (de seis meses) em IPSS’s do concelho de Anadia, nomeadamente na ASAC, Casa do Povo de Amoreira da Gândara, Santa Casa de Sangalhos, Centro Social da Pedralva, de Mogofores, de Aguim e Avelãs de Cima que, após contacto, se mostraram disponíveis para receber os formandos.

Formação Prática em contexto do trabalho

Tendo como objectivos principal a integração destas 19 pessoas no mercado de trabalho, o curso pretende também dotar os destinatários de competências comunicacionais e relacionais aos níveis pessoal, social e profissional; de competências técnico-práticas essenciais ao eficaz desempenho de uma actividade profissional no âmbito das áreas em que receberão formação; favorecer o incremento da auto-estima; desenvolver a sua autonomia e capacidade de decisão; desenvolver um espírito empreendedor e promover a gestão criativa e eficaz dos recursos domésticos.

No âmbito da vertente prática da formação, propõe-se a realização de um período de Formação Prática em contexto do trabalho, a desenvolver em Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, de forma a permitir o treino das capacidades e conhecimentos adquiridos ao longo da formação.

Durante o curso os formandos terão direito a bolsa de Formação; subsídio de Alimentação; subsídio de Acolhimento de Crianças (quando devido); subsídio de Transporte (quando devido) e seguro de Acidentes Pessoais.

Os eventuais interessados em participar devem dirigir-se ao Centro Social Maria Auxiliadora de Mogofores.

CAIXA

CURSO PARA ACTIVOS

Encontra-se também a funcionar muito bem (desde o início deste mês), nesta instituição, um curso destinado aos activos do Centro Social. Trata-se do curso para ajudantes de acção educativa (220 horas) que integra, presentemente, 12 formandas. O curso, que é pós-laboral e em contexto de trabalho, tem a duração de um ano, integrando uma vertente teórica e uma outra prática.

Embora este tenha sido o primeiro curso para activos do Centro Social seguem-se, (pois também foram já aprovados) o curso de ajudantes da acção directa (Apoio Domiciliário) com 150 horas; o curso de relação com o utente, com 120 horas e o curso de organização de emergência, com uma duração de 90 horas.

A JB Isabel Costa não deixa de destacar que tendo por objectivo “dotar as funcionárias da instituição de maior qualificação profissional” estes cursos permitem-lhes ainda “obter conhecimentos nas áreas da ética e deontologia profissional, da psicologia do desenvolvimento, nutrição infantil, organização de actividades e tecnologia da informação e comunicação”.

Catarina Cerca


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®